DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
TURMAS: JARDIM II
ÁREA: TODAS AS ÁREAS DE CONHECIMENTO
DURAÇÃO: 1 SEMENSTRE
JUSTIFICATIVA:
A QUESTÃO AMBIENTAL DEVE SER ABORDADA DESDE CEDO PARA DESPERTAR A CONSCIÊNCIA E AS MUDANÇAS DE ATITUDES NA PRESERVAÇÃO DO PLANETA.
OBJETIVOS:
OBJETIVO GERAL:
OBSERVAR E EXPLORAR O MEIO AMBIENTE COM CURIOSIDADE, PERCEBENDO-SE COMO SER INTEGRANTE, DEPENDENTE, TRNASFORMADOR E, ACIMA DE TUDO, QUE TEM ATITUDES DE TRANSFORMAÇÃO.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
RECONHECER A IMPORTÂNCIA DE SE PRESERVAR AS ÁREAS VERDES PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA E DO MEIO AMBIENTE;
IDENTIFICAR E MAPEAR A PRESENÇA DO VERDE NA ESCOLA E EM SEU ENTORNO;
MOSTRAR CONSEQUENCIAS DE ATITUDES CONTRA O MEIO AMBIENTE;
IDENTIFICAR A PRESENÇA DA ÁGUA NO COTIDIANO E RECONHECER SUA IMPORTÂNCIA COM RECURSO NATURAL INDISPENSÁVEL À VIDA NO PLANETA;
ATRIBUIR RESPONSABILIDADES AOS EDUCANDOS;
PROMOVER AÇÕES NA ESCOLA E NA COMUNIDADE QUE CONTRIBUAM PARA PRESERVAR OS RECURSOS HÍDRICOS DISPONÍVEIS;
DIMINUIR A QUANTIDADE DO LIXO QUE SERÁ DESCARTADA NO AMBIENTE.
CONTEÚDOS:
IDENTIFICAR O MEIO AMBIENTE COMO UM TODO;
A OCUPAÇÃO DESORDENADA PELO HOMEM DO ESPAÇO QUE OCUPA;
O DESRESPEITO DO HOMEM COM O MEIO AMBIENTE;
LIXO E RECICLAGEM;
A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DE ÁREAS VERDES EM ESPAÇOS URBANOS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA;
ÁGUA: USOS, CONSUMO, CICLO DA ÁGUA E POLUIÇÃO.
DESENVOLVIMENTO:
RODA DE CONVERSA
LEVANTAMENTO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS
PASSEIO PELO PÁTIO DA ESCOLA , OBSERVANDO COM ESTAMOS CUIDANDO DO NOSSO AMBIENTE ESCOLAR. OBSERVAR: ONDE É COLOCADO O LIXO, ÁREA CONSTITUÍDA E VEGETAÇÃO PRESENTE.
DISCUSSÃO DA OBSERVAÇÃO
REGISTRO DO PASSEIO ( ASPECTOS OBSERVADOS)
OBSERVAÇÃO DE FOTOS E FIGURAS QUE DEMONSTRE A DEGRADAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.
PRODUÇÃO DE CARTAZ COLETIVO
LEITURA DE TEXTO INFORMATIVOS, MATÉRIAS DE JORNAIS, TEXOS NARRATIVOS E POESIAS.
APRESENTAÇÃO DE FILMES E OU DOCUMENTÁRIOS
MONTAGEM DE UM TERRÁRIO E PLANTIO DE SEMENTES
CONFECÇÃO DE BRINQUEDOS COM MATERIAL RECICLADOS.
UTILIZAÇÃO DO PROJETO “MEIO AMBIENTE- TERRA: UM BEM DE TODOS” PARA APLICABILIDADE DE UMA INTERVENÇÃO, UTILIZANDO OS PROCEDIMENTOS DO PROJETO DE APRENDIZAGEM.
TURMA: JARDIM II
ORGANIZAÇÃO DA CLASSE PARA A EXECUÇÃO: RODA DE CONVERSA, TODOS SENTADOS EM CIRCULOS.
INTERVENÇÃO REALIZADA ATRAVÉS DO USO DO GLOBO TERRESTRE COLOCADO NO CENTRO DA RODA E EM VOLTA DIFERENTES IMAGENS DO PLANETA TERRA DO MEIO AMBIENTE PRESERVADO E DEVASTADO.
EM RODA, PEDI QUE OBSREVASSEM AS FIGURAS E EXPLIQUEI QUE O GLOBO TERRESTRE É UM MODELO, UMA REPRESENTAÇÃO DO NOSSO PLANETA.
PARA ESSE PRIMEIRO MOMENTO DEIXEI LIVRE PARA QUE OBSERVASSEM E CONVERSASSEM SOBRE O QUE VIAM. APÓS PERGUNTEI O QUE GOSTARIAM DE SABER SOBRE O PLANETA TERRA, PODERIAM PERGUNTAR SOBRE SUAS CURIOSIDADES.
PRIMEIRAMENTE PARECIA QUE FICARIAM UM POUCO ACANHADOS PORÉM AOS POUCOS FORAM FAZENDO ALGUMAS PERGUNTAS:
TEM CHINA?
TEM POLO NORTE?
TEM BRASIL?
TEM A AFRICA? ?
TEM O PARANÁ? MEU IRMÃO CARLINHOS ESTÁ INDO PARA O PARANÁ.
ONDE FICA O DESERTO? LÁ NÃO TEM ÁGUA, TUDO SECO E QUENTE.
AI TEM O JAPÃO?
QUERO SABER SE A BAHIA ESTÁ DENTRO DO BRASIL?
TEM O MÉXICO?
TEM SHOOPING E MC DONALD`S
ESSA PARTE AZUL É ÁGUA?
ONDE ESTÁ O CEARÁ?
FORAM AS PERGUNTAS QUE FICARAM CLARAS, OUTRAS FICARAM CONFUSAS E ALGUNS ALUNOS NÃO CONSEGUIRAM FORMULAR SUAS PERGUNTAS.
QUADRO SÍNTESE:
PERGUNTAS | METODOLOGIA |
ONDE FICA O BRASIL? QUAIS SÃO OS ESTADOS BRASILEIROS? NO BRASIL TEM DESERTOS? | RODA DE CONVERSA OBSERVAÇÃO DO GLOBO TERRESTRE E PLANISFÉRIO. OBSERVAÇÃO DO MAPA DO BRASIL POLÍTICO. LOCALIZAÇÃO DOS ESTADOS. CARACTERÍTICAS DE CADA REGIÃO, LEVANTAMENTO COM APRESENTAÇÃO DE OBJETOS, COSTUMES, HISTÓRIAS ETC, REGIONAIS. |
QUADRO SÍNTESE:
CERTEZAS PRÓVISÓRIAS | DÚVIDAS TEMPORÁRIAS |
QUE NO PLANETA TERRA TEM ALGUM LUGAR CHAMADO BRASIL. EXISTEM VÁRIOS LUGARES COM NOMES DIFERENTES. EXISTE DESERTO QUE É SECO E QUENTE. | ONDE ESTÁ LOCALIZADO O BRASIL? ONDE FICAM ESTES LUGARES COM NOMES TÃO DIFERENTES? ONDEM FICAM OS DESERTOS? |
Nenhum comentário:
Postar um comentário